Pular para o conteúdo principal

GALERIA DE TEXTO E FOTOS 26/06/22 SANTA CEIA

 segunda-feira, 27 de junho de 2022

             SANTA CEIA IPB PREGAÇÃO EXPOSITIVA

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL CONG. MARÉ MANSA
Culto de Santa Ceia 26 de junho de 2022

 
GALERIA DE FOTOS NO FINAL DO TEXTO; by Valdeci Fidelis
 
TEXTO BÍBLICO  DA PREGAÇÃO DO DOMINGO SANTA CEIA DO SENHOR

LUCAS 14.8-14.
 P.S versiculos em preto palavra, versiculos em azul são explanações.

V 8. Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assente no primeiro lugar: (explica que em efeito, isto dava no mesmo coração destes hipócritas, que tinha o desejo de serem honrados, como também por posto e posição).

 Não aconteça que esteja convidado outro mais honrado que tu: (coloca ao Crente nas Mãos de Deus, em vez de nas mãos do egoísmo);

V.9 E, vindo o que te convidou a ti ele, te diga: Dá o lugar a este; e então envergonhado: do, tenhas de tomar o último lugar: (quem busca uma alta posição, O Senhor ao final o abandonará ou deixará; é uma “vergonha” que se pode evitar, permitindo que o Senhor faça a obra; em outras palavras, o Crente deve abster-se de procurar o reconhecimento)

 

 

V.10 Mas, quando fores convidado, vá, e se assenta-te no último lugar: (Quer dizer é o lugar e a posição que os verdadeiros chamados por Deus sempre tomarão; porque permite que o Senhor mude a posição)

Para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima: ( coloca o Senhor na posição de Lider e Guia)


Então terás honra diante dos que contigo se assentaram à mesa:  (a ideia em tudo isto é que muitos não avançam porque eles não permite que o Senhor faça o avanço, e sim eles mesmos procuram faze-lo)

V.11 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado: (Refere-se à vaidade de exaltar-se, o que o Senhor não pode tolerar; o resultado final sempre será o “rebaixamento”)

 

E todo aquele que se humilhar será exaltado: (A HUMILDADE, QUE SÓ SE ADQUIRE quando tem um bom entendimento da Cruz, é o que o Senhor exige para que receba a honra)

 

 

A FESTA DAS BODAS

V.12 E disse também ao que o tinha convidado: (quem o convidou a Festa; a Parábola anterior foi relatada aos convidados, enquanto esta lhe estava contada ao anfitrião):

Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinho ricos. Para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso tua recompensa: (não é a atividade que se condena, mas sim o seu proposito).

V 13. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos:(se você realmente quer algo bom para as pessoas)

 

V 14 Serás bem-aventurado: (é uma só promessa dada por Deus, com sua Palavra que sai como fiador); Porque eles não têm como te retribuir: (a ideia é que se realmente quisermos que o Senhor nos abençoe, devemos fazer boas obras as pessoas que não podem, em troca, nos devolver as mesmas; é semelhante a Cristo, porque Ele tem feito tanto por nós quando, em troca, não pudemos fazer nada por Ele);

Mas te será recompensado na Ressurreição dos Justos: (declara o fato de que Deus leva em conta todas as obras, ao menos o que Ele qualifica como “boa,” será recompensado na Ressurreição, quer dizer, “no Tribunal de Cristo”

 

 

 importância da Ceia do Senhor é, basicamente, a mesma importância do culto dominical, pois é praticamente impossível um sem outro, isto é, você precisa de comunhão para poder participar da Ceia, é junto que a gente renova a aliança. A Ceia do Senhor é a páscoa do seguidor de Cristo.

 

 

 O que significa a Santa Ceia do Senhor?

Resultado de imagem para AGRADECENDO A SANTA CEIA EVANGELICO
Ela é a recordação do sacrifício de Jesus, um maneira de não nos esquecermos do enorme amor, do cuidado e da graça de Deus para com a gente. E mais, a ceia é tomada por todos aqueles que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, confiando na graça.

 

 

 

E serás bem-aventurado:

Porque eles não têm o que retribuir:

Mas te será recompensado na Ressurreição dos Justo:

  EXPLANAÇÕES: V. (versiculo) em preto; significado em azul.

PODCAST  https://anchor.fm/pr-valdeci-fidelis7 













Galeria de fotos presença de membros















TEXTO BÍBLICO  DA PREGAÇÃO DO DOMINGO SANTA CEIA DO SENHOR

LUCAS 14.8-14
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus 16:11-12, teologia

Lançar um olhar novo sobre algumas passagens bíblicas que para mim são reveladoras. É meu objetivo também oferecer novas reflexões sobre os ensinamentos tão valorosos que nos foram deixados. Os textos bíblicos são muito ricos em símbolos que muitas vezes nos passam despercebidos, muitos podem não concordar com essa visão, mas um exemplo muito claro está em Mateus nas palavras do próprio Jesus: (16, 11-12) “ Como não entendeis que eu não falava de pães, quando vos disse: ‘Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus?’ Então compreenderam que não dissera: Acautelai-vos do fermento do pão, mas sim dos ensinamentos dos fariseus e dos saduceus. ”. Quero também aqui, a exemplo de Jesus, lançar um olhar crítico construtivo sobre práticas religiosas e sociais, mostrando, através dos textos bíblicos, o quanto elas estão distantes do seu papel, ministerial, profético e humano.

Teologia Histórica introdução

A Teologia Histórica também conhecida como história da teologia ou história da doutrina*, trata-se do ramo da teologia que busca investigar as circunstâncias históricas em que as ideias teológicas se desenvolveram ou foram especialmente formuladas. Quanto ao seu surgimento, segundo informa Alderi Souza de Matos "Esse campo de estudos surgiu no século XVI, no contexto da Reforma Protestante, principalmente por razões polêmicas. Nos intensos debates sobre o que era autenticamente cristão, tornou-se decisivo verificar a continuidade entre as reformas protestante e católica e a Igreja Antiga" (MATOS, 2008.p.17-8).  A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Div...