Pular para o conteúdo principal

TEXTOS DE POSTS

 

 LEITURA EM PAUTA

             GRANDE FINAL GENESIS A APOCALIPSE

 

Muitos cristãos sabem do inicio do reinado de Deus que começa em Daniel 19.11 a 21.8. O livro de Apocalipse assusta muitos por pensar que é o fim, mas está claro na profecia escrita por João, que os escritores comparam uma demonstração para chamar a atenção dos leitores do livro ou como fosse um filme de ficção trazido para a realidade, mas temporal por quanto isso pode acontecer não sabemos ainda.

Mas podemos dizer que Deus preparou um grande final. Onde o autor de uma obra resume assim em uma única sena o grande final:

Seguindo um certo sentido, o livro de Apocalipse é o grande final no nosso drama de salvação. No inicio desta série de estudo que estou passando desde Genesis vimos a criação como plano de Deus para tudo e para todos. Existia harmonia, paz e equilíbrio perfeito entre a natureza e pessoas, a ordem criada, as pessoas entre outras e si mesmos em perfeito relacionamento com Deus. Era o plano de Deus, o plano foi atropelado pelo pecado e atrapalhou varias tentativas foram feitas para restabelecer este reinado de Deus e ensinou sobre a sua natureza.

Seu ensinamento foi tão avançado que não se limitou apenas nas parábolas e as bem-aventuranças e outros discursos proféticos. Ele viveu o Reino de Deus e ensinou sobre a natureza, Este Reno tornou-se em uma realidade para os fiéis, após a morte e a ressurreição de Jesus, o mundo conheceu o cristianismo e cresceu expandiu-se pelo Império Romano, o mundo que era conhecido naqueles dias, em sua época. Porém, os Imperadores Romanos não gostaram do viram e começaram uma perseguição aos cristãos na tentativa de exigir a adoração a pessoa do Imperador.



 No entanto no meio do mais temível poderio militar que oi mundo já viu uma luta sangrenta João enviou uma mensagem de fé e coragem aos fiéis, João apontou porá o poder soberano de Deus. No meio de pressões para adorar ao imperador, João exaltou o Cordeiro de Deus e declarou que só Ele era digno de Louvor. Na presença d horrível besta (o poderio econômico e político militar de Roma) João viu, pelos olhos da fé, a queda e destruição deste mal.


Tal mensagem era de grande c0onforto para os fieis dando-lhes coragem e força para caminhada. É assim que a Bíblia termina onde começou – uma nova terra e um novo céu onde há paz, tranquilidade, harmonia e SHALOM. O Reino de Deus e é uma realidade, o sonho de Deus expresso na sua criação é um fato e os seus ensinos deste mundo se transforma no reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Ele reinará para sempre (Ap 11.15)


Siga os links licados neste blog, https://anchor.fm/pr-valdeci-fidelis7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus 16:11-12, teologia

Lançar um olhar novo sobre algumas passagens bíblicas que para mim são reveladoras. É meu objetivo também oferecer novas reflexões sobre os ensinamentos tão valorosos que nos foram deixados. Os textos bíblicos são muito ricos em símbolos que muitas vezes nos passam despercebidos, muitos podem não concordar com essa visão, mas um exemplo muito claro está em Mateus nas palavras do próprio Jesus: (16, 11-12) “ Como não entendeis que eu não falava de pães, quando vos disse: ‘Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus?’ Então compreenderam que não dissera: Acautelai-vos do fermento do pão, mas sim dos ensinamentos dos fariseus e dos saduceus. ”. Quero também aqui, a exemplo de Jesus, lançar um olhar crítico construtivo sobre práticas religiosas e sociais, mostrando, através dos textos bíblicos, o quanto elas estão distantes do seu papel, ministerial, profético e humano.

Teologia Histórica introdução

A Teologia Histórica também conhecida como história da teologia ou história da doutrina*, trata-se do ramo da teologia que busca investigar as circunstâncias históricas em que as ideias teológicas se desenvolveram ou foram especialmente formuladas. Quanto ao seu surgimento, segundo informa Alderi Souza de Matos "Esse campo de estudos surgiu no século XVI, no contexto da Reforma Protestante, principalmente por razões polêmicas. Nos intensos debates sobre o que era autenticamente cristão, tornou-se decisivo verificar a continuidade entre as reformas protestante e católica e a Igreja Antiga" (MATOS, 2008.p.17-8).  A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Div...