Pular para o conteúdo principal

LEITURAS ipbprudente.com.br

imagem da web autoral

 DIA 13/07/22
Provérbios 13.1
 PROVÉRBIOS DO BEM TEMPORÁRIO E DO ETERNO FILHO FE DEUS (1000 A.C)

Cap. 13.1 Sábio toma o conselho do teu pai, mas o escarnecedor não dá ouvidos à repreensão.

(O significado básico desta passagem é óbvio; a critica construtivo é requerida pelo sábio, mas aqueles que  não são sábios ludibriam a repreensão e continuam em seu caminho equivocado)




   Vou iniciar essa página com uma explanação sobre a teologia da igreja crista´- há muitos conhecimentos a ser compreendido por aqueles que estudam teologia Cristã e eclesiástica e tipos de conhecimento: O conhecimento Filos´fico, conhecimento teológico,  conhecimento empírico, e conhecimento cientifico.

     Diferenciação do saber comum e do saber e do saber cientifico, de verdade, indução e dedução, método e técnica. Tipos de métodos; método observacional, método comparativo, método histórico, método do "estudo o caso"; método funcionalista;método estatístico. Elaboração e tipos da pesquisa para estrutura da Dissertação: escolha do tema, do objeto e do problema. do objetivo; da metodologia.

   
É preciso buscar fontes verdadeiras dentro do plano de escolha de seu curso de teologia e qual linha de pensamento e escolher bons autores divinamente abençoados por sua igreja e principalmente a Igreja de Cristo que é o cristianismo. 
Ao estudarmos neste assunto devemos estudar de maneira sucinta e buscar as perspetiva panorâmica pois seria tarefa ingente acomodar no pequeno espaço de uma publicação de natureza como toda a abrangente histórias das religiões mundiais,á história e o desenvolvimento das principais religiões do mundo. Faremos isso examinando as principais contribuições que elas deram à humanidade e as classificaremos, entre outros, notadamente sob o critério geográfico e filosófico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus 16:11-12, teologia

Lançar um olhar novo sobre algumas passagens bíblicas que para mim são reveladoras. É meu objetivo também oferecer novas reflexões sobre os ensinamentos tão valorosos que nos foram deixados. Os textos bíblicos são muito ricos em símbolos que muitas vezes nos passam despercebidos, muitos podem não concordar com essa visão, mas um exemplo muito claro está em Mateus nas palavras do próprio Jesus: (16, 11-12) “ Como não entendeis que eu não falava de pães, quando vos disse: ‘Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus?’ Então compreenderam que não dissera: Acautelai-vos do fermento do pão, mas sim dos ensinamentos dos fariseus e dos saduceus. ”. Quero também aqui, a exemplo de Jesus, lançar um olhar crítico construtivo sobre práticas religiosas e sociais, mostrando, através dos textos bíblicos, o quanto elas estão distantes do seu papel, ministerial, profético e humano.

Teologia Histórica introdução

A Teologia Histórica também conhecida como história da teologia ou história da doutrina*, trata-se do ramo da teologia que busca investigar as circunstâncias históricas em que as ideias teológicas se desenvolveram ou foram especialmente formuladas. Quanto ao seu surgimento, segundo informa Alderi Souza de Matos "Esse campo de estudos surgiu no século XVI, no contexto da Reforma Protestante, principalmente por razões polêmicas. Nos intensos debates sobre o que era autenticamente cristão, tornou-se decisivo verificar a continuidade entre as reformas protestante e católica e a Igreja Antiga" (MATOS, 2008.p.17-8).  A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Div...