Pular para o conteúdo principal

Mães famosas na Biblia

As pessoas amadas são mais importantes que os sentimentos de amor que temos por elas. O amor verdadeiro é naturalmente generoso.
FELIZ DIA DAS MÃES!
ALGUMAS MÃES FAMOSAS NA BÍBLIA (nem todas aprovadas por Deus!!!) DEUS manda e todos o obedecemos!!!
1ª - Maria, a mulher que achou graça diante de Deus para ser a mãe de Jesus;
2ª - Sara, a mulher que Deus fez ter um filho (Isaque) já idade bem avançada;
3ª - Agar, a mulher escrava que confiou em Deus e foi mãe de Ismael e de muitas nações;
4ª - Eva, a primeira mulher e a primeira mãe sobre a face da terra;
5ª - Ana, a mulher que lutou com Deus e por milagre de Deus foi mãe (de Samuel);
6ª - A mulher Sunamita de 2 Rs 4:8-37 que lutou com o profeta Eliseu para que seu filho revivesse;
7ª - Raab, uma prostituta que se tornou mulher e mãe digna (de Boaz) diante de Deus (cf. Mt 1:5);
8ª - Rute, uma mulher moabita que, pela fé e por sua soberana decisão, fez parte do povo de Deus, sendo mãe de Obede, avó de Jessé e bisavó do rei Davi e nora de Raabe (Mt 1:5-6);
9ª - Eunice, a mãe de Timóteo;
10ª - Joquebede, a mãe que salvou a vida do seu filho escravo (Moisés) colocando-o no palácio do Faraó para ser criado como um príncipe do Egito;
11ª - A mulher Cananéia, que superou todo tipo de preconceito para salvar a filha (Mt 15:21-28);
12ª - Atalia, única mulher que reinou em Judá. A filha do rei Acabe e Jezabel e viúva do rei Jorão, de-pois da morte do seu filho, o rei Acazias de Judá, assassina os herdeiros do trono e reina por 6 anos.
13ª - Jezabel, filha do rei sidônio Etbaal e mulher do rei Acabe de Israel e mãe de Acazias (1Rs 22:52). Era uma mulher poderosa e cruel, que exercia enorme poder sobre o marido e o Reino.
14ª - As duas mães que, pra sobreviver, combinaram de se alimentar dos próprios filhos (2Rs 6:24-30).
15ª - As duas filhas de Ló, respectivametne mães de Moabe e Ben-Ami que segundo os textos bíblicos deram origem aos povos moabitas e amonita (Gn 19:30-38).
16ª - Débora, juíza que governou Israel. Ficou conhecida como “mãe de Israel”, de todo um povo (Jz 5:7).
Este texto faz parte de uma pesquisa, fonte de Pr Roman Boechat Amorim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus 16:11-12, teologia

Lançar um olhar novo sobre algumas passagens bíblicas que para mim são reveladoras. É meu objetivo também oferecer novas reflexões sobre os ensinamentos tão valorosos que nos foram deixados. Os textos bíblicos são muito ricos em símbolos que muitas vezes nos passam despercebidos, muitos podem não concordar com essa visão, mas um exemplo muito claro está em Mateus nas palavras do próprio Jesus: (16, 11-12) “ Como não entendeis que eu não falava de pães, quando vos disse: ‘Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus?’ Então compreenderam que não dissera: Acautelai-vos do fermento do pão, mas sim dos ensinamentos dos fariseus e dos saduceus. ”. Quero também aqui, a exemplo de Jesus, lançar um olhar crítico construtivo sobre práticas religiosas e sociais, mostrando, através dos textos bíblicos, o quanto elas estão distantes do seu papel, ministerial, profético e humano.

Teologia Histórica introdução

A Teologia Histórica também conhecida como história da teologia ou história da doutrina*, trata-se do ramo da teologia que busca investigar as circunstâncias históricas em que as ideias teológicas se desenvolveram ou foram especialmente formuladas. Quanto ao seu surgimento, segundo informa Alderi Souza de Matos "Esse campo de estudos surgiu no século XVI, no contexto da Reforma Protestante, principalmente por razões polêmicas. Nos intensos debates sobre o que era autenticamente cristão, tornou-se decisivo verificar a continuidade entre as reformas protestante e católica e a Igreja Antiga" (MATOS, 2008.p.17-8).  A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Div...