Pular para o conteúdo principal

O QUE DEUS MANDAR

" Onde não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espirito Santo, que habita em vós, proveniente  de Deus, e a que não sois de vós mesmo?" (1 Co 6:19)

Ja se passaram dois mil anos que entramos do tempo  da graça, nos cumprimentos das Escrituras Sagradas, cumprir os estatutos de Deus em nome do Filho Jesus, no inicio do cristianismo eram proibidos lerem as escrituras, consideravam-se  inútil as palavras daqueles que liam durante as pregações, uma coisa devemos lembrar, nos primórdios da história as Escrituras eram um so volume paginados durante 1600 anos, sem índice, não como são hoje, homem de enlouquecia tinha que decorar eram reconhecidos como grandes oradores. Os primeiros materiais utilizados para as escrituras foram: pedras, usada por Moises para receber os 10 mandamentos da lei de Deus,((Êxodo 24:12 e 34:1); o papiro, material usado extraído de uma planta aquática desses mesmo nome ( Jó 8:11 e Isaias 18:2); é de papiro deriva o termo papel (II João 12) e o pergaminho do reino de Pérgamo do Egito da Dinastia  faraônica, pele de animais, curtidas e preparadas para escrita, usado a partir do inicio de seculo I, na Ásia menor(II Timóteo 4:13).

A Bíblia foi feita uma divisão de capítulos em 1227,  pelo professor universitário parisiense, Stephen, e so depois desta divisão é que foi feita a divisão por versículos, vejamos em 1551 por  um impressor gráfico  também parisiense, Robert Stephanus, ambas as divisões tinham por objetivo facilitar as consultas e as citações da Bíblia mais rápidas e foi assim aceita por todos inclusive os judeus.

Em língua portuguesa so em 1748 e a tradução a partir da vulgata latina e inicio-se em 1279-1325), hoje com advento da internet, computadores em rede mundial, muitas igreja rejeita o uso de tablet e celular, seria como  no inicio usar uma Bíblia, isso queria dizer que não estudara nada, era na base do decoreba, o uso do tablet e ou são forma e não formulas, alem de ser menos leves e de fácil acesso  prova que os capítulos por divisão criados na época também muitos criticaram, e os versos, muitos achavam que os cristãos estavam desaprovando o que os 40 escritores bíblicos tinha feitos não eram perfeito e correto,  e hoje como seria? 

A rede mundial de computadores leva a Palavra aos 5 continentes, entra onde nos não podemos entrar, e leva a Palavra de Deus na vontade do seu filho Jesus. Um pregador fala sobre situação financeira dentro da igreja, e diz " Ouçam o que diz a Palavra de Deus, no versículo Lucas 10:41", onde Marta e Maria estão juntas, o Senhor Jesus disse Maria escolheu a boa parte, como também disse Maria mãe de Jesus na festa de bodas da Caná: Faça o que ele mandar, A mãe obedeceu ao filho, e mandou que obedecesse, nos viemos para obedecer a Jesus, más não devemos ignorar e tomar cominhos primitivos, e não se deixar levar pela tecnologia, vendo os neo-pentecostais no mundo televisivo e achar que é assim que demos ser, temos que oferece o melhor em comunicação ao mundo se não aparecermos não seremos visto nem seremos notados, não temos um tempo determinado para está aqui, é o que Jesus achar que é necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus 16:11-12, teologia

Lançar um olhar novo sobre algumas passagens bíblicas que para mim são reveladoras. É meu objetivo também oferecer novas reflexões sobre os ensinamentos tão valorosos que nos foram deixados. Os textos bíblicos são muito ricos em símbolos que muitas vezes nos passam despercebidos, muitos podem não concordar com essa visão, mas um exemplo muito claro está em Mateus nas palavras do próprio Jesus: (16, 11-12) “ Como não entendeis que eu não falava de pães, quando vos disse: ‘Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus?’ Então compreenderam que não dissera: Acautelai-vos do fermento do pão, mas sim dos ensinamentos dos fariseus e dos saduceus. ”. Quero também aqui, a exemplo de Jesus, lançar um olhar crítico construtivo sobre práticas religiosas e sociais, mostrando, através dos textos bíblicos, o quanto elas estão distantes do seu papel, ministerial, profético e humano.

Teologia Histórica introdução

A Teologia Histórica também conhecida como história da teologia ou história da doutrina*, trata-se do ramo da teologia que busca investigar as circunstâncias históricas em que as ideias teológicas se desenvolveram ou foram especialmente formuladas. Quanto ao seu surgimento, segundo informa Alderi Souza de Matos "Esse campo de estudos surgiu no século XVI, no contexto da Reforma Protestante, principalmente por razões polêmicas. Nos intensos debates sobre o que era autenticamente cristão, tornou-se decisivo verificar a continuidade entre as reformas protestante e católica e a Igreja Antiga" (MATOS, 2008.p.17-8).  A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Div...