Pular para o conteúdo principal
Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Uma descrição de vitral de Jesus como um homem caucasiano com cabelo marrom longo, uma barba e da cruz cristã característica inscrita no halo por trás de sua cabeça.  A figura vestida com um robe tampa interior branco por um, looser manto escarlate mais curto.  Descrito como um pastor, ele está segurando um ponto crucial em sua mão esquerda e carregando um cordeiro em seu direito.  Os carneiros são posicionados à esquerda e à direita da figura.
Este artigo é sobre Jesus de Nazaré. Para outros usos, ver Jesus (disambiguation) .
Jesus
Jesus retratado como o Bom Pastor
Nascermos7-2 BC [ um ]
herodiano Tetrarchy , Império Romano [ 5 ]
MorreuAD 30-33 [ b ]
(com idade entre 31-41; tradicionalmente 33) Judéia , Império Romano
Causa da morteCrucificação [ c ]
Cidade natalNazaré , Galiléia [ 11 ]
Pai (s)
Jesus ( dʒ eu ə s / ; grega : Ἰησοῦς Iesous ; 7-2 aC a AD 30-33), também conhecido como Jesus de Nazaré , é a figura central do cristianismo , a quem os ensinamentos da maioria das denominações cristãs segurar para ser o Filho de Deus . Cristianismo respeita Jesus como o esperado Messias (ou " Cristo ") do Antigo Testamento e se refere a ele como Jesus Cristo , [ e ] um nome que também é usado em contextos não-cristãs.
Praticamente todos os estudiosos modernos da antiguidade concordam que Jesus existiu historicamente , [ f ] e historiadores consideram o Evangelhos sinópticos (Marcos, Mateus e Lucas) a ser as melhores fontes para investigar o Jesus histórico . [ 18 ] [ 19 ]A maioria dos estudiosos concorda que Jesus foi um galileu , judeu rabino [ 20 ] que pregou sua mensagem oralmente , [ 21 ] foi batizado por João Batista , e foi crucificado em Jerusalém sob as ordens do prefeito romano , Pôncio Pilatos . [ 22 ] Na visão mainstream atual, Jesus era um apocalíptico pregador e fundador de um movimento de restauração dentro do judaísmo, embora alguns estudiosos proeminentes argumentam que ele não era apocalíptico. [ 19 ] [ 23 ] Após a morte de Jesus, seus seguidores tornaram-se convencido de que ele estava vivo, e da comunidade formaram eventualmente se tornou a igreja cristã. [ 24 ] O amplamente aceita era de calendário (abreviado como " AD ", às vezes, alternativamente referido como" CE ") homenageia o nascimento de Jesus.
Os cristãos acreditam que Jesus tem um "significado único" no mundo. [ 25 ] doutrinas cristãs incluem as crenças que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo , foi nascido de uma virgem , realizado milagres , fundou a Igreja , morreu crucificado como um sacrifício para alcançar expiação , ressuscitou dos mortos , e ascendeu para o Céu , onde ele irá retornar . [ 26 ] A maioria doscristãos acreditam que Jesus permite que os seres humanos para ser reconciliado com Deus , [ 27 ] e vai julgar os mortos [ 28 ] ouantes de [ 29 ] ou após a sua ressurreição corporal , [ 30 ] um evento vinculado à Segunda Vinda de Jesus em escatologia cristã ; [ 31 ]embora alguns acreditam que o papel de Jesus como salvador tem mais existenciais ou sociais preocupações do que a vida após a morte, [ 32 ] e alguns teólogos notáveis sugeriram que Jesus vai trazer uma reconciliação universal . [ 33 ] A grande maioria dos cristãos adoram Jesus como a encarnação de Deus o Filho , o segundo de três pessoas de uma Trindade Divina . Alguns grupos cristãos rejeitam Trinitarianism , total ou parcialmente, como não bíblico.
No Islão , Jesus (transliterado geralmente como Isa ) é considerado um dos de Deus importantes profetas eo Masih (Messias). [ 34 ]Para os muçulmanos , Jesus era um portador da escritura e nasceu de uma virgem, mas não era nem o filho de Deus nem a vítima da crucificação. De acordo com o Alcorão , Jesus não foi crucificado , mas foi fisicamente levantada ao céu por Deus. 4: 157 ] O judaísmo rejeita o cristão e crença islâmica de que Jesus era o Messias esperado, argumentando que ele não cumpriu as profecias messiânicas no Tanakh .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus 16:11-12, teologia

Lançar um olhar novo sobre algumas passagens bíblicas que para mim são reveladoras. É meu objetivo também oferecer novas reflexões sobre os ensinamentos tão valorosos que nos foram deixados. Os textos bíblicos são muito ricos em símbolos que muitas vezes nos passam despercebidos, muitos podem não concordar com essa visão, mas um exemplo muito claro está em Mateus nas palavras do próprio Jesus: (16, 11-12) “ Como não entendeis que eu não falava de pães, quando vos disse: ‘Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus?’ Então compreenderam que não dissera: Acautelai-vos do fermento do pão, mas sim dos ensinamentos dos fariseus e dos saduceus. ”. Quero também aqui, a exemplo de Jesus, lançar um olhar crítico construtivo sobre práticas religiosas e sociais, mostrando, através dos textos bíblicos, o quanto elas estão distantes do seu papel, ministerial, profético e humano.

Teologia Histórica introdução

A Teologia Histórica também conhecida como história da teologia ou história da doutrina*, trata-se do ramo da teologia que busca investigar as circunstâncias históricas em que as ideias teológicas se desenvolveram ou foram especialmente formuladas. Quanto ao seu surgimento, segundo informa Alderi Souza de Matos "Esse campo de estudos surgiu no século XVI, no contexto da Reforma Protestante, principalmente por razões polêmicas. Nos intensos debates sobre o que era autenticamente cristão, tornou-se decisivo verificar a continuidade entre as reformas protestante e católica e a Igreja Antiga" (MATOS, 2008.p.17-8).  A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Div...